top of page

Projeto: Teaching the Teachers – Girl Move Academy
Local: Moçambique, África
Ano do Projeto: 2021
Ano de Execução: 2021
Clientes: Waterlution Innovation Lab e Girl Move Academy (GMA)

Teaching the Teachers,
Moçambique.

O Projeto

Em 2021, a ÁguaV uniu forças com o Waterlution Innovation Lab e a Girl Move Academy (GMA) para lançar o projeto "Teaching the Teachers" em Moçambique. Este projeto inovador foi concebido para capacitar líderes e educadores locais em estratégias de gestão da água (WASH), promovendo a liderança comunitária e a sustentabilidade em um dos países mais necessitados da África.

A principal finalidade do projeto foi capacitar e inovar os educadores e líderes comunitários na gestão da água, equipando-os com as habilidades e conhecimentos necessários para tomar decisões informadas sobre a água em suas comunidades e escolas. Através de workshops de capacitação e inovação, buscamos aumentar a liderança e a agência dessas mulheres na gestão sustentável da água.

  • As participantes receberam uma introdução abrangente aos princípios da permacultura e às estratégias WASH, conectando essas práticas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

  • Em resposta às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, o projeto foi adaptado para incluir aulas remotas, garantindo que a formação e capacitação continuassem sem interrupções.

  • O projeto formou 15 mulheres selecionadas pelo programa para que elas pudessem transmitir o conhecimento adquirido a 150 estudantes de diferentes escolas. Esse efeito multiplicador foi essencial para ampliar o impacto do projeto.

  • A equipe de execução foi composta majoritariamente por mulheres, com apenas dois homens participando: o Engenheiro Leonardo Tannous da ÁguaV e um articulador local, Miguel Ali. Esse foco na participação feminina promoveu a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres na comunidade.

  • Durante os workshops, foram compartilhadas inspirações, soluções tecnológicas e referências inovadoras que poderiam ser aplicadas localmente, enriquecendo o repertório das participantes.

  • O projeto levantou questões sobre iniciativas transformadoras de gênero em três esferas distintas: para a casa, para a escola/cidade e para o planeta. Essa abordagem holística incentivou as participantes a pensar em soluções abrangentes e integradas.

  • As soluções levantadas durante os workshops foram aplicadas na construção de protótipos, permitindo observação e revisão prática das ideias propostas. Esse processo garantiu que as soluções fossem viáveis e adaptadas às necessidades locais.

A ÁguaV, em parceria com o Waterlution Innovation Lab e a Girl Move Academy (GMA), demonstrou através do projeto "Teaching the Teachers" que é possível promover a sustentabilidade e a igualdade de gênero de forma integrada e eficaz.

 

Este projeto é um exemplo de como iniciativas bem estruturadas podem transformar comunidades, capacitando indivíduos e promovendo práticas sustentáveis que beneficiam tanto o meio ambiente quanto a sociedade.

O projeto "Teaching the Teachers" teve um impacto significativo nas comunidades locais de Moçambique. As líderes capacitadas agora possuem as habilidades para tomar decisões informadas sobre a gestão da água, promovendo práticas sustentáveis em suas comunidades e escolas.

 

O foco na igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres ajudou a fortalecer a posição das mulheres como líderes comunitárias.

bottom of page